A China habilitou 183 novas empresas brasileiras de café a exportar o produto para o país. O anúncio foi feito recentemente pela Embaixada da China no Brasil. Segundo a publicação, a medida tem validade de cinco anos e entrou em vigor a partir de 30 de Julho.
Durante a semana, uma postagem já trazia números do produto no mercado chinês. As importações líquidas de café no país cresceram 13,08 mil toneladas entre 2020 e 2024. E o potencial de crescimento é medido pelo facto de que o consumo per capita é de 16 xícaras/ano, muito abaixo da média global de 240. “O café vem a conquistar espaço no dia a dia dos chineses”, comemora a publicação.
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), os produtores brasileiros estão a ser forçados a redireccionar parte da sua produção para mais mercados no presente contexto de comércio internacional. Isso aponta ainda mais a importância do mercado chinês hoje em dia.
(Fonte: Agência Brasil, a 3 de Agosto)


