Recentemente, Luís Costa, director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Xangai, apontou que a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês) funciona como uma ponte comercial poderosa, facilitando a entrada rápida destes apreciados produtos portugueses no vasto mercado chinês. O director observa um entusiasmo crescente entre os consumidores chineses por especialidades portuguesas, destacando-se o vinho tinto e o azeite.
Ele afirmou que a CIIE tem sido extremamente benéfica para o desenvolvimento das empresas portuguesas, com muitas a conseguirem estabelecer novas relações comerciais através desta plataforma.
Segundo dados da Administração Geral das Alfândegas da China, Portugal foi o terceiro maior parceiro comercial lusófono da China em 2024, registando negócios totais no valor de US$ 9,28 mil milhões, uma alta anual de 6,6%. Este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente China-Portugal. A China mantém, há vários anos consecutivos, a posição de maior parceiro comercial de Portugal na Ásia. Os investimentos chineses em Portugal abrangerão um espectro diversificado de sectores, incluindo energia, finanças, seguros, saúde, entre outros.
(Fonte: Diário do Povo Online, a 15 de Julho)


